O que é?

A Placa de Interface (PI) serve para ajudar o cervejeiro caseiro a montar sua caixa sem precisar ligar todas as conexões direto na GPIO do Raspberry pi, evitando problema de queimas e conexões erradas. Sem contar, toda a praticidade que proporciona.


O QUE É CRAFTBEERPI?

Primeiramente, vamos falar do CRAFTBEERPI (CBP). O CBP é um sistema open source (www.craftbeerpi.com) feito pelo Manuel Fritsch e disponibilizado para todos os cervejeiros caseiros do mundo todo.

O CBP nos permite controlar um número maior de hardwares. Com ele é possível fazer o controle de até 8 coisas ao mesmo tempo. Por exemplo:

  • Uma panela de Água quente
  • Uma panela de Mostura
  • Uma panela de Fervura
  • Uma bomba

(até aqui, 4 hardwares... 3 resistências e uma bomba)

Porém se você já tiver um controlador para suas panelas ou ainda utiliza um single vessel com Ardbir (que é um excelente controlador para single vessel), você pode utilizar o craftbeerpi para controlar toda a sua fermentação, como por exemplo:

  • Controlar o liga e desliga de até 4 geladeiras e ainda, mais um aquecedor dentro de cada uma
  • Controlar até 8 geladeiras (porém, utilizando dois sensores DS18B20 em cada borne da placa) usando somente liga e desliga
  • Controlar até 8 fermentadores auto refrigerados
  • Controlar 4 fermentadores e suas respectivas bombas de glicol

E O QUE É A TAL PLACA DE INTERFACE?

A Placa de Interface (PI) é essa vermelinha ai embaixo, que te ajudará (e muito) a fazer todas as ligações necessárias para montar sua caixa eletrônica e controlar sua cervejaria!

E COMO FUNCIONA?

Você irá conectar a placa na GPIO do Raspberry pi e com isso, você terá 8 saídas para ligar os relês, seja simples ou Relê de Estado Sólido (SSR), e ainda mais 5 bornes de entrada para sensores de temperatura DS18B20

Nessa placa, você terá 5 entradas (superiores) para os sensores, 8 saídas (inferior) para a ligação nos relês, uma entrada 12v que será necessário o uso de uma fonte chaveada de 12 volts (12v) e pelo menos 5 amperes (5a). Com essa fonte já é possível fazer funcionar a placa de interface, o raspberrypi e ainda uma tela de LCD.

Note que a não será necessário uma fonte de 5v para o raspberry, pois a placa já tem o conversor (centro) que faz esse trabalho, simplificando ainda mais a montagem para cervejeiros caseiros!